quinta-feira, 17 de junho de 2010

Odeio o Brasil!

Odeio o Brasil!
Por: Moisés Oliveia

Na terça-feira, 15 de junho, estréia da seleção brasileira contra Coréia do Norte, eu que não torço para nenhum time e penso que futebol aliena a população. E que é uma empresa geradora de bilhões de reais, euro e dólares, para empresários e alguns jogadores, passava pela Baixa de quinta com uma profunda inquietação.

Por que devo ficar animado se a seleção vai jogar hoje? Por que devo vestir a camisa da seleção brasileira, quais símbolos representam a Bandeira do Brasil, se somos um país riquíssimo e, mesmo assim, a educação pública é de péssima qualidade, assim como a segurança pública e a saúde?

Por que devo me animar com o jogo, se pessoas estão passando fome, se somos um país de analfabetos? País onde muitos jovens estão saindo das escolas e entrando no mundo do tráfico e que a única medida tomada pelas autoridades é armar mais a polícia? Escolas sendo fechadas, enquanto presídios são inaugurados? Pessoas buscando o caminho da individualidade na procura desenfreada pelo ter, enquanto outras não tem o que comer tampouco aonde morar?

Por que então devo torcer e me orgulhar de dizer que sou brasileiro, se políticos eleitos para representar o povo desviam dinheiro público, faz uso da máquina pública como se fosse sua empresa particular? Por que dizer que me orgulho de ser brasileiro se as autoridades, a exemplo do Judiciário, Legislativo, Executivo não combatem a injustiça social em nosso país? Qual é a origem do sentimento de pertencente ao Brasil, se os empresários só querem saber do seu acúmulo capital, e nada fazem para ajudar a diminuir com a miséria?

As dúvidas chegavam como o frio e o vento que tomam conta de nossa cidade: Como posso dizer que me sinto brasileiro, por isso somos todos iguais, se somos julgados por causa de nossa cor de pele, da forma do nosso cabelo, de nossas religiões, de nossa opção sexual, por nossos estereótipos?

Fiz um esforço intelectual e fui buscar motivação para torcer e me animar pelo jogo nas construções de políticas sociais realizadas pelo governo lula, a exemplo de Política de aumento do salário mínimo, do Programa de Luz para todos, Programa Nacional de Agricultura Familiar, do ProUni, aumento do salário dos aposentados, da legalização e estimulo das terras dos quilombos. Fiquei sorridente e ai falei comigo mesmo, acabou a minha dúvida vou torcer pelo BRASIL e ficar muito feliz por isso.

Depois de passada a euforia expressada pelo sentimento de felicidade, mesmo me recusando a pensar mais sobre os motivos de torcer ou não, cair do cavalo pela força do meu pensamento que me dizia, ele não está fazendo nada mais que sua obrigação, além disso, essas ações são medidas paliativas, não indo, portanto, a raiz do problema que não é só de ordem só econômica. Ele foi eleito para fazer mais que isso, e quantas corrupções houve em seu governo, quanto dinheiro público foi desviado?

Quando a tristeza estava tomando conta de mim, perto de um campo na Baixa de Quina, onde sempre fica dormindo pessoas, seres humanos em situação de rua, avistei um grupo de 4 senhores moradores de rua, dois estavam vestidos com as camisas do Brasil, e os outros dois estavam colocando suas camisas para enxugar em um varal improvisado pelos mesmos.Cair do cavaloa e pensei, ai está a fonte da minha motivação. Pois, são eles quem mais deveriam odiar o Brasil. Por quê? Acho que não precisa dizer, vocês sabem!

A vocês brasileiros invisíveis, fonte da minha motivação para torcer pela seleção Brasileira, obrigado pelo exemplo de amor pelo país que maltrata vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário