quinta-feira, 1 de julho de 2010

"Síntese de refexão em sala"


Curso: Téc. Segurança do Trabalho
Discente. Fabiano Santos Lima Data: 30/06/2010
Disciplina: Psicologia do Trabalho Docente: Moises Oliveira

Síntese sobre o filme: O Psicólogo – O Doutor Está Fora.

O autor coloca bem o fato de que devemos entender o próximo e não pré julgá-lo ou julgá-lo. No filme são encontrados personagens com diversos distúrbios emocionais e problemas de teores diferentes que se cruzam de maneiras e formas inusitadas, porém há uma interação sobre os conflitos alheios.
A história se passa sobre o conflito do psicólogo que após a morte de sua esposa que cometeu um suicídio, perdeu a identidade profissional e a dignidade. Em uma luta diária com a própria rejeição e a dos amigos, entregando-se ao vicio de entorpecentes tornando-se um homem desatento e confuso com seus propósitos. Neste momento de sua vida ele precisa de alguém que lhe entenda e não que lhe censure... O pai dele sabendo destas condições do filho lhe envia uma nova cliente que não por acaso passa basicamente por conflitos semelhantes, pois ela se torna a ultima cartada do pai, sabendo que só ela em tal situação poderá se ajudar e ajudar seu filho.
O mesmo ocorre na vida real, encaramos os nossos problemas como os piores do mundo, porém quando encontramos alguém que os problemas são piores do que os nossos ficamos aliviados, tentamos até ajudá-los e por consequência quase sempre encontramos soluções para ambos.
No filme há também outros personagens que passam por conflitos e problemas diversos que aquece a trama assim como a realidade. O autor teve a preocupação de abordar fatos do nosso cotidiano de maneira densa que em muitas cenas nos pegamos refletindo sobre nós mesmos.
Por isso a importância de assistirmos o filme de forma leve e desprendidos de quaisquer conceitos e pré-conceitos, pois ao contrário, não entenderemos a nós mesmos quanto mais ao próximo. Isso ocorre também na vida real... Quantas vezes já chegamos com a idéia formada sobre algo e depois temos que retomar novos conceitos. Os princípios não precisam ser mudados quando bons, porém precisam ser ajustados com o mundo.

Um comentário:

  1. Depois alguns professores ainda dizem, " Aluno não quer nada.Essa síntese é parte do processor de aprendizagem de um aluno, além de servir comoestimulo para escrever, ler e construir seu prórpio conhecimento.
    Parabéns, cara!

    ResponderExcluir