quinta-feira, 1 de julho de 2010

Síntese de resultado de reflexão em sala



Aluna: Cleise dos Santos Portela Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Turno Noturno Escola Metodista Suzana Wesley – Boca do Rio
Profº. Moisés Oliveira



Síntese do Filme O Psicólogo

O filme retrata o drama de um renomado Psicólogo das grandes celebridades, que sofre com a ausência da esposa a quem tanto amava e que cometeu suicídio. Após este episódio o Dr. Henry Carter, passa a beber e fumar compulsivamente, a alimentar-se mal e passa as noites a se embriagar largando-se em qualquer lugar.

“Sem amigos e sem família”, só lhe resta à companhia do seu fiel cachorro e posteriormente de um traficante de drogas que lhe fará “companhia” nos momentos de fuga da realidade.

O trabalho deixa de ser motivador e o Dr. Henry Carter, começa a recusar os casos dos seus pacientes e deixa de trabalhar no programa de televisão após um “surto psicótico”. O renomado psicólogo não sabe reverter o quadro depressivo em que se encontra.

Seu pai, um experiente e também psicólogo, com intuito de ajudar o filho a livrar-se da depressão passa-lhe o caso de uma adolescente chamada Gemma, e que tem problemas semelhantes aos seus, pois sua mãe morrera e ela apesar de desconhecer a causa, não sabe lidar com a situação ocasionando um comportamento agressivo para consigo mesma.

Dr. Carter recusa-se a cuidar do caso alegando que esta adolescente tem problemas reais e que ele não tem condições de resolver, mas aos poucos os dois começam a se entender e se desfazer de laços do passado que os impedem de viver o presente com qualidade.

Ele, negando-se a dormir no quarto do casal na tentativa de não viver a ausência da esposa. Ela, indo ao cinema com o intuito de ficar mais próximo da lembrança da mãe.

Nota-se claramente nos dois personagens sentimento de medo, revolta, agressividade, dificuldade de enfrentar a ausência e fuga da realidade. O renomado psicólogo não percebe que seu comportamento tem causado grande sofrimento em seu cão que morre de saudade. Depois de mais esta perda e de quase perder a vida Dr. Carter se dá uma nova chance e junto com Gemma buscam se ajudar mutuamente e mudar o rumo de suas vidas , se desfazendo dos laços do passado e traçando metas para um novo futuro.
Ele volta a dormir no quarto do casal, que antes havia abandonado e que tanto lhe causava dor, e Ela, se desfaz de todos os bilhetes que lhe mantinha próxima a sua mãe. Apesar das dores e sofrimentos ambos aprendem a conviver com a ausência e as saudades que sentem.

Um comentário:

  1. Para mim está sendo uma experiência muito prazerosa,pois em um curso técnico, alunas e alunos mergulham na arte da leitura, reflexão, escrita e síntese.
    Este texto faz parte da etapa do processo de conheciemnto da educanda.
    Parabéns!

    ResponderExcluir