quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ninguém Nasce Odiando Ninguém

Não nascemos prontos, acabados, odiando uns e amando outros. Tampouco a outra pessoa é sempre violenta, agressiva. Pois, todos nós nascemos com predisposição a sermos violentos, agressivos, assim como passivos, da paz, tranquilos e tranquilas.

Assim, o natural se encontra com o cultural. Então, o que podemos ser depende muito de como nos educam desde criança, seja em casa, na igreja, na escola, nos grupos sociais, etc. Às vezes decidimos rejeitar a educação que recebemos, outras aceitamo-la. Nosso pensar e agir dependem dos valores que nos transmitiram e como nos relacionamos com eles.

Ninguém nasce dizendo que tem raiva de negros, de brancos, de pataxós etc., homoafetivo, católicos, protestante, budista, metodista,evangélico, candomblezeiro, umbandista, (...), isso aprendemos desde cedo, assim como o seu oposto.

A luta no combate de qualquer tipo de preconceito, descriminação, racismo não se conclui, na comemoração do 20 de Novembro. Este dia é para se comemorar as conquistas conseguidas pela luta de todos e todas os militantes que rejeitam a ideia de raça superior e inferior, de cultura superior e inferior, de grupo étnico inteligente e de não inteligente.

Pós 20 de Novembro, retomemos a luta no combate à separação racial, na construção da relação social, onde a cor da pele seja somente a cor da pele e não parâmetro para segregação, escolha, descriminação e seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário